Buscar
  • papodesign

Shigeru Ban, tubos de papel e causas humanitárias

Por Mariana Bittencourt

E aí, leitor(a), tudo bem? O post de hoje trata do assunto do #Quintou18, seja muito bem vindo(a)!


O Design é multidisciplinar e, assim, relaciona-se com muitas e diferentes áreas do saber. Uma dessas áreas é a Arquitetura, com a qual as trocas sempre ocorrem, seja no estudo de materiais, formas ou soluções na vida das pessoas.


Pensando nessa aproximação entre as duas áreas, nesse post vamos falar sobre um arquiteto com um trabalho extremamente criativo e curioso.


Fonte: Shigeru Ban Architects



QUEM É


Shigeru Ban é um arquiteto japonês com um trabalho diferenciado no que diz respeito a estruturas e sustentabilidade. Ele mostra que é possível criar espaços para abrigo, cultura e até cultos a partir de tubos de papelão. Seu trabalho inovador também é conhecido pelas aplicações humanitárias, abrigando vítimas de desastres e conflitos rápida e eficientemente.



MATERIAL: TUBOS DE PAPEL


Muito antes de se começar a falar sobre questões ecológicas e ambientais, o arquiteto começou a testar o tubo de papel para utilizá-lo como estrutura de um edifício. Com os testes descobriu que o material era mais forte do que imaginava, além de ser fácil de impermeabilizar e ser possível de tornar à prova de fogo.



1990 - Primeiro edifício temporário feito de papel

Fonte: Shigeru Ban Architects

2000 - Grande exposição na Alemanha: o tema era questões ambientais. O arquiteto e outros profissionais constroem um pavilhão de tubos de papel reciclável. Com o fim do evento, o objetivo do projeto foi alcançado: o edifício foi reciclado após a demolição.

Fonte: Shigeru Ban Architects



CONSTRUÇÕES E CAUSAS HUMANITÁRIAS


Shigeru Ban fala que ficou desapontado com a profissão de arquiteto enquanto apenas trabalhava para pessoas privilegiadas (ricos, desenvolvedores, governo) e não para a sociedade. Em uma palestra em 2013, disse:

"Eu estava muito desapontado por não estarmos trabalhando para a sociedade, embora haja tantas pessoas que perderam suas casas em desastres naturais. Mas devo dizer que não são mais desastres naturais. Por exemplo, terremotos nunca matam pessoas, mas o desabamento de edifícios mata pessoas. Essa é a responsabilidade dos arquitetos. Depois, as pessoas precisam de moradia temporária, mas não há arquitetos trabalhando lá, porque estamos muito ocupados trabalhando para pessoas privilegiadas. Por isso pensei: Mesmo como arquitetos, podemos participar da reconstrução de moradias temporárias. Podemos fazer a diferença. Foi por isso que comecei a trabalhar em áreas de desastres."


1994 - Desastre por conflito em Ruanda, com muitos refugiados. Construção de abrigos a partir de tubos de papel.

Fonte: Shigeru Ban Architects



1995 - Grande terremoto em Kobe, no Japão, ocorrem muitas mortes e a cidade foi queimada. Muitos refugiados vietnamitas se abrigavam numa igreja local, que ficou destruída. Construção de abrigos para os refugiados a partir de tubos de papel, com caixotes de cerveja como alicerce da construção. Reconstrução da igreja com tubos de papel. A princípio a essa igreja pronta teria uma durabilidade de 3 anos, mas acabou tendo 10.

Fonte: Shigeru Ban Architects



2008 - China. Construção de 9 salas de aula em 1 mês, a partir das estruturas de tubos de papelão.

Fonte: Shigeru Ban Architects



2011 - Terremoto e tsunami, no Norte do Japão. Construção de divisórias com tubos de papelão para os abrigos comunitários.

Fonte: Shigeru Ban Architects



2011 - Itália - Construção de uma sala de espetáculos temporária, depois de um grande terremoto em L'Aquila, localidade conhecida pela música, em 2009.

Fonte: Shigeru Ban Architects



PREMIAÇÕES


O arquiteto tem diversos prêmios e reconhecimentos. Entrou para a lista dos mais importantes inovadores do século XXI no campo do Design e da Arquitetura, da revista Time. Em 2014 foi vencedor do Prêmio Pritzker, que é como um Nobel da Arquitetura.



Gostou de conhecer um outro uso para o papel e a visão humanitária através do trabalho de Shigeru Ban? Se quiser saber mais, essas foram as fontes onde buscamos sobre:


- https://www.youtube.com/watch?v=q43uXdOKPD8

- http://www.asarquitetasonline.com.br/o-arquiteto-japones-shigeru-ban/

- https://designculture.com.br/as-inovacoes-arquitetonicas-de-shigeru-ban

- https://en.wikipedia.org/wiki/Shigeru_Ban

- https://www.pbs.org/newshour/arts/pritzker-prize-winner-shigeru-ban-designs-houses-out-of-paper

- http://www.shigerubanarchitects.com/works.html


E aqui está o vídeo do #Quintou18: https://www.instagram.com/tv/CAOElWRALMC/

 R. Passo da Pátria, 156 • São Domingos/Niterói

  • Instagram
  • Facebook
  • Behance
  • Youtube