Buscar
  • papodesign

As cores no design

Por Isabella Geovanini

As cores e o círculo cromático


O conceito inicial das cores e o item mais básico é o círculo cromático. Lá na escola, aprendemos sobre as cores primárias e secundárias. As primeiras são o azul, vermelho e o amarelo, secundárias são o laranja, verde e roxo. Essas cores são secundárias pois são a junção de duas primárias, por exemplo, o amarelo e o vermelho juntos criam o laranja. As cores terciárias são subtons.


Essas cores juntas compõem o círculo cromático.


As combinações


As cores podem ser combinadas para obtermos paletas de cores que harmonizam de jeitos diferentes e que tenham uma aparência profissional.



Complementares: São cores opostas na roda, como exemplo temos o clássico vermelho e verde e o azul e laranja.


Análogas: Cores que são seguidas na roda, como vermelhos e laranjas ou azuis e verdes.


Triangulação: O nome já se diz, é formado um triângulo no círculos e as cores em cada canto são utilizadas na paleta.


Meio-complementares: nessa combinação, são utilizadas as cores ao lado da cor complementar. Por exemplo, vermelho é a cor escolhida e a sua complementar é o verde, então vamos utilizar as duas cores que cercam o verde.


Retângulo: Essa combinação forma um retângulo no círculo.


Quadrado: Essa combinação forma um quadrado dentro do círculo cromático.




A psicologia das cores no design e no marketing


Diversas campanhas e marcas se utilizam da psicologia das cores para passar o que querem só com imagens. Cada cor pode gerar emoções específicas nas pessoas expostas a ela.


Como é descrito no livro “A psicologia das cores” de Eva Heller, nós conhecemos muito mais sentimentos do que cores, fazendo assim, com que uma única cor possa produzir efeitos diversos nos indivíduos.


A cor azul


Ela é a cor preferida do público, é quase uma unanimidade. Ela transmite sensações de segurança e confiança, principalmente, mas também pode ser considerada a cor da verdade, serenidade, frio, entre outros sentimentos.


As marcas utilizam essa cor para comunicar ao seu público que oferecem produtos e serviços confiáveis, para transmitir credibilidade. A maioria das marcas estão ligadas ao ramo da tecnologia e produtos de limpeza.



A cor vermelha


Vermelho é a cor mais quente e mais intensa do círculo, carregada de emoções. Representa muito valores opostos, como amor e a guerra. Também é associada à excitação, intensidade, energia, sangue, fogo, entre outros.


Já as marcas, utilizam a cor para estimular algumas sensações e incentivar ações nos seus clientes. Isso porque ela altera positivamente os ânimos de alguém. Por isso, é muito utilizada em empresas do ramo alimentício, já que estimula o consumo e aumenta o anseio de saciar a fome.


A cor amarela


É uma cor quente que remete a coisas alegres, como a felicidade, euforia, energia e iluminação. É bastante funcional quando é utilizada para alertar e dar advertências. Essa cor também possui conotações negativas, como a inveja e egoísmo, o tom desse amarelo é meio pálido esverdeado. Também pode ser associada ao dourado, simbolizando riqueza.


Já pelas marcas, é utilizada quando há necessidade de transmitir alegria ou para advertir. É uma cor chamativa, levando a ser utilizada com propósitos diferentes, desde placas de trânsito à campanhas para o público infantil.


Ele também é utilizado junto do vermelho por redes de alimentação para estimular o consumo.


A cor verde


O verde simboliza a vida, saúde, é também associada à natureza e à vegetação. É uma cor que tem papel de neutralidade na roda, ficando no meio dos extremos vermelho e azul, transmitindo tranquilidade. Também simboliza dinheiro, harmonia, serenidade, boa sorte e fertilidade.


É uma cor bastante versátil, por isso é aplicada pelas marcas com diferentes objetivos. Onde mais vemos o verde, são em projetos que envolvem questões ecológicas e sustentabilidade.


A cor laranja


Essa cor tem um papel subvalorizado em nossas mentes, fazendo com que passe muitas vezes despercebido, pensando primeiro no amarelo e vermelho. O laranja remete ao lúdico, diversão, luminosidade, energia e é uma cor muito estimulante.


A cor laranja é uma cor amigável, então as marcas se utilizam dessa cor para ser amigáveis com seu público, geralmente o público jovem. Ela é muito utilizada associada ao azul, por ser complementar e ser bastante eficaz em aplicações de design, publicidade, moda, cinema, etc.



Também é muito utilizada para chamar atenção por ser uma cor chamativa, como os cones de trânsito e coletes salva-vidas. Os coletes ainda têm uma curiosidade, já que o laranja é complementar ao azul, a pessoa à deriva no mar seria mais fácil de ser identificada utilizando um colete laranja.


A cor violeta


É uma das cores mais raras da natureza e simboliza valores opostos como a espiritualidade e sensualidade. Segundo o livro de Eva Heller, na antiguidade, a cor era a cor do poder, mas também é a cor da vaidade e dos pecados ligados à beleza. Também como associações a alquimia, controle, luxo, magia e erotismo.


A cor é mais utilizada na área da moda, sendo pouco vista na área do marketing. Geralmente é utilizada por marcas que buscam fugir do convencional. Também, por ser considerada a cor da vaidade, é muito vista em embalagens de produtos de beleza, principalmente femininos.


A cor rosa


As características gerais em relação a essa cor são femininas. É a cor da cortesia, amabilidade e do charme. Quando acompanhada pelo branco, sugere inocência, mas quando acompanhada do preto ou violeta, sugere o contrário, a imoralidade e sedução.


Uma curiosidade sobre essa cor é que na tradição antiga, era uma cor masculina. Nas pinturas barrocas, os homens aparecem vestindo a cor e em quadros antigos, o menino Jesus aparece utilizando trajes rosas também. Só em 1920 que uma revolução chamada “Moda Reformista” converteu-se o azul em trajes masculinos, coisa que vem mudando com o passar do tempo.


Também a cor dos doces, encanto, suavidade e doçura.


Já nas marcas, o rosa é utilizado em muitos produtos infantis para meninas e em uma gama de produtos e serviços de beleza.


A cor marrom


Essa é a cor que recebe maior rejeição entre as cores, porém é uma das mais utilizadas na moda. É tido como feio e vulgar, da preguiça e antiquado. Em contrapartida é muito aceita na decoração residencial e no vestuário pois combina com outras cores.


É automaticamente associado a sujeira, é a cor da decomposição, mas também de muitos materiais naturais, como madeiras, couro e lã.


Na publicidade, ela é utilizada quando se tem a intenção de associação com a natureza e em embalagens de alimentos com a finalidade de dar maior proximidade à natureza, como café e chocolates.


A cor preta


É a mais admirada entre os jovens , que a associam a roupas e carros caros. Os idosos a associam ao luto.


O preto transforma todos os significados positivos das cores em seu oposto.


Tem diversas associações diferentes, como a morte, magia, rebeldia, elegância e sofisticação, fazendo com que a cor preta seja uma das mais diversas.


Nos projetos gráficos, pode ser utilizada para valorizar outras cores ou demonstrar elegância como protagonista. Acompanhada do branco, reforça o conceito minimalista do design.


A cor branca


É a cor da perfeição, da verdade e do bem. O que precisa ser limpo é branco, como as roupas de médicos, já que qualquer mancha é visível no branco.


No decorrer do artigo, algumas marcas que aparecem utilizavam o branco como tipografia ou para gerar contraste com outras cores, mas nunca é a cor principal.


A cor cinza


É uma cor sem força, representa neutralidade e sentimentos sombrios, como o tédio, a solidão e sensação de vazio.


Recentemente vem sendo associada a inovação e tecnologia, já que se assemelha ao aço das máquinas, a prata e outros metais nobres.


Por expressar seriedade, é utilizada na comunicação visual empresarial e também para que outras cores se destaquem em outros tipos de propagandas.







Abaixo estão as referências utilizadas para escrever o artigo:


A psicologia das cores - Eva Heller


https://aquimidia.com/dicas-design/combinacoes-de-cores-como-elas-influenciam-a-sua-marca/


https://medium.com/representacao-visual-school-design-2018-2/estudo-das-cores-análogas-triangulação-e-complementares-265febb4143a


https://edu.gcfglobal.org/pt/conceitos-basicos-de-design-grafico/como-combinar-as-cores/1/


https://www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores/